Como você pode aderir à moda sustentável

Texto de @gubayma
Em meio a tantas opções de marcas, ideais, hábitos e estilos, a sustentabilidade vem conquistando cada vez mais espaço no mundo da moda.
Também não é para menos, as informações estão disponíveis para todos, logo é inevitável aumentar o senso de responsabilidade social das pessoas.
O público em geral passou a apresentar um perfil de consumo diferenciado, voltado para a busca de opções mais sustentáveis e que reduzam o impacto negativo no meio ambiente.
Até mesmo a indústria tradicional da moda tem procurado se adequar para atender a essa nova tendência de consumo para oferecer itens que possam unir estética com ética.
De modo geral, a produção de moda com sustentabilidade leva em conta o respeito ao meio ambiente e à sociedade, incentivando o consumo consciente.
Se você quer conhecer a importância que a sustentabilidade apresenta na moda e como aderir a esse novo estilo, veja abaixo:

Importância da sustentabilidade na moda
Assim como ocorre em outras áreas, no universo da moda, algumas práticas como reciclagem, upcycling e reaproveitamento, têm sido bastante utilizadas para criação de peças contemporâneas.
E isso acontece porque o fator sustentabilidade vem se tornando cada vez mais necessário nos dias de hoje. A adoção de processos produtivos menos poluentes no mundo da moda também ajuda no sentido de reduzir o desperdício e incentivar o uso consciente dos recursos naturais.
Além disso, com a implantação de uma cadeia produtiva mais sustentável, há também a criação de condições de trabalho mais dignas, bem como a oferta de preços mais justos à população, gerando assim um senso de respeito junto a todos que estão envolvidos nesse processo. Desde os artesãos e profissionais que fabricam as peças, até o consumidor final.
Os principais segmentos onde a moda sustentável tem se destacado são na produção com fibras naturais (algodão orgânico, linho, lã, cânhamo) ou com tecidos alternativos, como os feitos com garrafa pet ou de fibra de bamboo, como por exemplo as ecobags. Outro nicho em expansão é o do reaproveitamento de tecidos, couro ou materiais sintéticos descartados pela indústria. As Ecojoias e Biojoias estão também entre os destaques, desmistificando a impressão muitas vezes errônea de que produtos sustentáveis têm uma estética primária. Essas peças têm apresentado cada vez mais inovação, design funcional e arrojado.

Como aderir à moda sustentável
A primeira coisa a se fazer para começar a aderir à sustentabilidade na moda é buscar consumir produtos de empresas e marcas que defendem e trabalham em torno desse ideal de respeito à natureza e à sociedade.
Mas, a principal forma de incorporar esse conceito em sua vida é seguindo um novo estilo de consumo e, até mesmo de vida. Seja adotando atitudes ou fazendo escolhas mais conscientes no seu dia a dia, você será um promovedor de dias melhores e ainda estará por dentro das mais novas tendências do mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para se tornar mais criativo

Fique Em Casa

Os relógios que serão sucesso em 2020