Dicas para se tornar mais criativo

Escrito por @loremoreth

O ano não está sendo nada fácil, estamos passando por mudanças que nos fazem pensar e nos obrigam a aderir hábitos que até pouco tempo atrás eram inimagináveis. Que atire a primeira pedra quem não precisou voltar correndo para buscar a máscara que esqueceu ou se viu lavando o pacote de pão de forma.

Diante de tanta transformação parece que a palavra do momento é "reinventar". Essa necessidade não deixa de ser verdadeira, mas nem sempre é um processo fácil. Sim, é um processo, não podemos acreditar que mudanças acontecem em um estalar de dedos. Reinventar implica em pensar em novas soluções, testar, errar, ajustar... E é preciso de uma dose de criatividade nisso tudo. 

Mas não se apavore, se você é da turma que não se acha criativo, saiba que nem todos nascem com esse adjetivo, mas que a criatividade pode sim, e deve, ser estimulada. Separamos algumas dicas para te auxiliar.

  • Se abra para o novo
Pense nas crianças, elas tem ideias completamente fora da caixinha porque ainda estão experienciando o mundo. Ao crescer tendemos a nos fechar em conceitos já conhecidos e abrimos mão de imaginar novos formatos ou soluções. 

Busque romper com a visão tradicional e se torne mais curioso. Seja também bem humorado, pesquisas indicam que pessoas que se identificam como bem humoradas tentem a perceber mais possibilidades do que as pessoas que se dizem infelizes. Pode parecer bobo, mas nosso humor interfere diretamente em como percebemos o mundo.
  • Faça a pergunta certa
No primeiro momento não foque na resposta, foque na pergunta! Só esse pequeno passo já te empurra para fora da visão tradicional.

Escreva diversas de perguntar sobre o que você está buscando resolver. Por exemplo, se você deseja construir ratoeiras melhores, escreva: Como acabar com ratos? Como atrair ratos? Como capturar ratos? Para que preciso capturar ratos? E assim por diante.

  • Seja um especialista
Sabe aquele papo de não colocar o carro na frente dos bois? Pois é, não tem como pular etapa, você precisa ter domínio do assunto para poder criar. 

Estude, observe, converse com quem entende , e pratique muito! Uma boa ideia vem de testes, erros e acertos, nada substitui a "mão na massa". Ao desenvolver uma ação é que a ideia é refinada, e podem surgir outras soluções ainda melhores.
  • Crie muitas ideias (sem julgamentos)
Estamos falando de brainstorm. Escreva todas as ideias que vier a mente sem  julga-las.

Aqui não há regras, fique livre para pensar em associações que nunca foram feitas antes, combinações improváveis e encontrar semelhanças entre elementos que a primeira vista parecem diferentes.

Só após esgotar as possibilidades você parte para a segunda etapa, garimpar a melhores ideias. 

  • Busque um ambiente que desenvolva sua imaginação
Algumas pessoas rendem melhor em ambientes tranquilos e silenciosos, outros preferem trabalhar em grupo ou ouvindo música. Há ainda aqueles que preferem começar cedo, logo pela manhã, enquanto outros preferem a noite. 

Se tiver a possibilidade busque identificar o ambiente mais adequado para você e faça disso uma rotina. Criatividade tem muito mais a ver com trabalho duro do que com inspirações que nos pegam de surpresa.
  • Tudo bem deixar para depois
Depois de um período trabalhando em algo que parece não haver solução busque espairecer. Assista TV, pratique um hobby, se exercite, etc., nosso cérebro precisa de descanso e são nesses momentos em que estamos "desligados" que as conexões ocorrem com mais facilidade, é o famoso ócio criativo.

Mas atenção, o momento de lazer é de lazer mesmo. Nada de ficar pensando que precisa ser criativo no ócio, se acontecer será ótimo, mas é por acaso!

Talvez o mais importante seja se permitir, e aqui vai uma dica bem pessoal: não se compare com os outros! É furada, cada um tem seu próprio caminho, seu tempo e nós não conhecemos nada da vida do outro, então foque em você e na sua caminhada.

Comentários

  1. Ótimas dicas. Obrigada, vou incorporar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Lourdes! Incorpore sim, por aqui tem dado super certo.

      Excluir
  2. Parabéns @loremoreth ! 👏👏👏Obrigado pelas dicas! ❤️

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por participar no blog da WeWOOD

Postagens mais visitadas deste blog

Fique Em Casa

Florença, a pequena capital italiana que é gigante na arte e na moda