A Tendência Handmade

Escrito por @loremoreth



As peças handmade, no bom português, peças feitas à mão, ganham cada vez mais espaço no mundo da moda. Argumentos para justificar esse sucesso não faltam, mas talvez o fator mais encantador seja mesmo o afetivo. O artesanato conta histórias, guarda raízes culturais de um povo e sua habilidade de transmitir de uma geração para a outra.

O trabalho dos artesãos é delicado, eles produzem peças com detalhes que as máquinas não conseguem reproduzir. Tem também o valor de exclusividade já que não é possível reproduzir manualmente peças iguais. Por esses motivos é comum o preço do artesanato superar o preço de peças produzidas em larga escala.  


Handmade não é exatamente uma novidade no mundo fashion, mas ganha força a se apresentar como uma opção mais sustentável. A indústria têxtil tradicional ocupa o terceiro lugar entre as indústria mais poluentes. Grande parte do impacto gerado no meio ambiente é devido ao uso de tecidos de fibras sintéticas, como náilon ou poliéster, que levam petróleo em sua composição, e durante as lavagens soltam partículas que sujam os oceanos.

Ao contrário do fast fashion, as peças feitas a mão buscam usar materiais com mais qualidade, e por isso apresentam maior durabilidade, se alinhando também ao consumo consciente.

A necessidade de mudanças na indústria da moda é urgente, seja por pressão do consumidor mais consciente ou pela pressão da própria consciência, já que vivemos todos nesse planeta. 

Pois é, a moda feita á mão é bem mais do que o colar de miçangas que fazíamos na adolescência. Vamos usar e valorizar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para se tornar mais criativo

Fique Em Casa

Florença, a pequena capital italiana que é gigante na arte e na moda