Dicas para home office eficiente

Escrito por @lorenavonhroch

Trabalhar no conforto do lar, quem nunca pensou nisso? O famoso home office é o sonho de muitos, e se transformou em realidade para dezenas de trabalhadores junto a outras novidades que o COVID-19 trouxe.

Home Office não é paraíso que muitos pintam, mas também não precisa ser motivo para procrastinação. É apenas mais uma forma de trabalhar e pode dar muito certo.

Vamos conhecer algumas dicas simples que irão te auxiliar nesse momento de adaptação.

Escolha um lugar: Crie um local de trabalho, a cama está fora de cogitação. Escolha um ambiente para ser o seu ambiente de trabalho, dê preferência a um local tranquilo, em que você não terá muitas distrações, com boa iluminação e confortável para você desenvolver suas funções. Coloque lá tudo o que você vai precisar durante o período de trabalho e mantenha sempre organizado.

Rotina: A rotina é sua grande aliada para "virar a chavinha" e evitar a procrastinação. Mantenha horários fixos para acordar, tomar café, iniciar a jornada de trabalho, almoçar e etc. Também é super importante ter hora para terminar. Nesse momento saia do ambiente de trabalho. Não é porque você está trabalhando de casa que precisa produzir 24 horas por dia.

Sobre trocar ou de não de roupa para iniciar o período de trabalho. Não existe regra. É claro que ficar em casa nos permite usar roupas mais confortáveis e o look não está diretamente ligado a produtividade, mas o hábito de trocar de roupa pode te auxiliar a entrar no "modo trabalho".

Tente cumprir a nova rotina a risca e lembre-se, ter flexibilidade não significa não ter horário.

Evite distrações: As distrações em casa são mais tentadoras e muitas vezes vem "fantasiadas" de tarefas domésticas. Por exemplo, se você estivesse fora de casa, a roupa suja não ia ter que esperar? Então porque querer adiantar entre uma tarefa e outra do trabalho?
Busque manter o ritmo que você tinha na empresa, afinal no escritório você não tinha televisão ligada, seu gato não ficava em seu colo, o filho não precisava de você no meio do dia, etc. Quando se tem criança em casa o "buraco" é mais embaixo, tente fazer acordos com elas mostrando a importância de não ser interrompido nesse período, não custa tentar.

Lista de tarefasOrganização é dica para a vida! Especialistas em produtividade afirmam que cada um minuto gasto em planejamento chega a economizar até dez minutos durante a execução.

Abuse das listas para te ajudar nessa.
As listas te auxiliam a manter o foco, a visualizar as prioridades, alinhar a comunicação com a equipe, e no final do dia você ainda consegue mensurar a produtividade.

Escreva tudo que precisa ser feito, desde o mais simples, e obrigue-se a cumpri-la, é necessário disciplina.
Comece o dia pelas tarefas mais chatas ou difíceis. Sabe aquele trabalho que dá vontade de mexer no celular, conversar com alguém, tomar um café, enfim fazer tudo menos realiza-lo? Comece o dia por ele. A maioria de nós temos mais concentração e energia na parte da manhã, sem contar que depois você terá aquela sensação de dever cumprido.

Faça pausas: Tente manter a rotina o mais próximo possível da sua habitual. Lembra como a pausa para o almoço ou para o cafezinho fazia bem? Não abra mão delas.
Pausas são essenciais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa. Além do que o distanciamento de um problema pode ser bem útil para solucioná-lo.

Trabalhar em casa é um desafio a produtividade, mas não seja tão duro consigo.

Comunicação: Interaja com seu chefe, colegas, clientes ou fornecedores, mantenha-os informados sobre as suas atividades. 
A comunicação da equipe é essencial para o sucesso, não espere o outro perguntar, mantenha-os informados sobre as suas atividades, dessa forma você economiza tempo e fica tranquilo sem pensar que alguém pode achar que você não está trabalhando.
Hoje existem diversas ferramentas para comunicação a distância, alinhe com quem você precisa se comunicar a que melhor atende as necessidades de vocês.

Ócio criativo:  Aceite, sempre terá algo para ser feito. Você precisa identificar a tarefa que necessita ser realizada no momento e se concentrar 100% nela, deixando para depois as tarefas secundárias.
O descanso e o ócio são  importantes para a criatividade. Estabeleça uma jornada de trabalho, cumpra e depois descanse sem se culpar. É comum em um momento de lazer, durante a prática de esporte ou jogando videogame, surgir a resposta que você tanto procurou ao longo do dia. Caso ela não surja não se culpe também, não temos controle sobre isso.

Home office não é um bicho de sete cabeças, pode ser produtivo e prazeroso. Não tem receita pronta, e como tudo, exige um período de adaptação, tenha paciência consigo mesmo e com os outros.

Espero ter ajudado um pouco com essas dicas. Caso você tenha outras compartilha com a gente que pode ser útil para mais alguém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para se tornar mais criativo

Fique Em Casa

Nossa casa