Passos para ser mais sustentável

Escrito por @loremoreth


O despertar para a consciência que nossas atitudes afetam todo o planeta nos leva ao desejo de querer melhorar e mudar nossas atitudes com urgência. Precisamos nos tornar mais sustentáveis "para ontem", mas ainda existe a crença de que ser sustentável é difícil e caro. Acreditamos que na verdade ser sustentável demanda informação e vontade.

Pequenas mudanças podem e devem ser feitas a partir de agora mesmo, e buscando incentivá-las separamos algumas dicas simples para iniciar esse processo.

Separe seu lixo
Essa atitude simples reduz significativamente o impacto no meio ambiente, diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia. Além evitar acidentes durante a coleta e ser fonte de renda para catadores.

O começo é bem simples, basta não misturar o lixo orgânico (sobra de alimentos, cascas de frutas e legumes), do lixo reciclável. 
Lave as embalagens do tipo longa vida, garrafas e frascos de vidro e plásticos antes do descarte. Muitas embalagens ainda podem ser reutilizadas em casa mesmo, vale pensar nisso e usar a criatividade.
É importante embrulhar materiais cortantes, como garrafas, em papel grosso ou coloca-los em caixas para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com vidros planos.
Papeis devem estar secos, podem ser dobrados, mas não amassados.
Além disso, preste atenção nas embalagens, elas informam a maneira correta de descarte.

Curiosidades:
  • A reciclagem de uma lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas.
  • Cerca de 100 mil pessoas no Brasil vivem exclusivamente de coletar latas de alumínio.
  • Uma tonelada de papel reciclado economiza 100 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores.
  • 1 kg de vidro quebrado faz 1 kg de vidro novo e pode ser reciclado infinitamente.
Economize água
Apesar da imensa quantidade de água presente em nosso planeta já sabemos que a água potável não é um recurso infinito e está escasso em diversas região do globo. É preciso zelar por essa riqueza natural e usa-la com consciência.

  • Nada de banhos demorados, feche o chuveiro ao se ensaboar e a torneira ao escovar os dentes. Pense em reaproveitar aquela água gelada do chuveiro a gás.
  • Cuidado com vazamentos, e caso não seja possível consertar o pinga pinga da torneira imediatamente, use um balde para recolher a água e reutilizá-la. 
  • Limpe os pratos antes de lavá-los.
  • Utilize a capacidade máxima da máquina de lavar roupas.
  • Evite o uso de mangueira. Prefira lavar o carro com balde, e regar as plantas com regador.
Ecobag e garrafinha de água
O uso de ecobag é charmoso e eficiente, não saia de casa sem a sua. Nós ainda temos a opção de usar a própria bolsa para pequenas compras, afinal não é realmente necessário aceitar a sacola plástica da farmácia para colocar a aspira e shampoo que acabou de comprar.
Carregar garrafinha de água e copo reutilizável também são hábitos que com um pouco de boa vontade incorporamos facilmente e diminuem muito o uso de plásticos, um dos resíduos mais poluentes. 
Vale ainda incluir o canudo reutilizável, bons drinks com consciência.

Dê preferência aos orgânicos
A saúde e o planeta agradecem, além de serem mais frescos, você tem a certeza de que esses alimentos não receberam produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente e à você.
O preço nos grandes mercados pode ser superior se comparado aos produtos produzidos em larga escala, mas existem feiras em diversos lugares em que você pode comprar direto do produtor. Dessa forma você apoia os pequenos produtores e garante um preço mais atraente. Pesquise na sua cidade!

A maior dica é mesmo buscar informação, sempre! Então, pronto para começar?

Compartilha com a gente a sua trajetória pela sustentabilidade! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para se tornar mais criativo

Fique Em Casa

Florença, a pequena capital italiana que é gigante na arte e na moda