Como fazer seu tie dye


Já sabemos que a moda é cíclica, de tempos em tempos ela retorna com algumas mudanças e nos faz revisitar uma época. O tie dye é uma dessas tendências, nasceu nos anos 60 com o movimento hippie, retornou ao sucesso nos anos 90 entre os surfistas e está novamente colorindo nossos looks.

Dessa vez o retorno do tie dye está vinculado a valorização do handmade após diversas temporadas em que a moda foi dominada pelo street wear e um visual mais esportivo. A técnica de pintura abstrata, feita com amarrações, deixa cada peça com ar exclusivo já que o tingimento nunca fica perfeitamente igual ao anterior. 

As cores invadiram os guarda-roupas masculinos e femininos, e se engana quem acredita que a produção fica com cara de "riponga". Marcas como a Prada, Dior, Giorgio Armani mostraram nas passarelas como tie dye pode ser versátil.

Estampar uma camisa em casa é bem simples e divertido. Traduzindo do inglês "amarrar" (tie) e "tingir" (dye), então como o próprio nome já diz, para fazer uma estampa tie dye só é preciso amarra e tingir o tecido. Separamos essa técnica, que nem precisa de tinta, para você testar.





Passo a passo para estampa tie dye


O que você vai precisar:
  • Roupa de algodão preta ou colorida
  • Água sanitária diluída em água
  • Elásticos ou barbantes para amarrar
Mãos a obra
1º - Lave bem a peça: antes de começar certifique-se que a peça está bem limpa, sem nenhuma sujeira para evitar efeitos indesejados na estampa.

2º - Molhe com água limpa: molhe completamente a peça que deseja tingir e torça bem.

3º - Amarrações: agora que a roupa já está bem úmida, é hora de fazer a amarração para dar o feito tie dye que você deseja. É só dobrar (ou amassar) a peça de forma que você deseja e prender com os elásticos ou barbantes. Você pode usar a criatividade ou fazer um desses tipos de amarrações.

Tie dye espiral: essa é a amarração tie dye mais conhecida, cria um efeito de espiral super tradicional das estampas. Estique a sua peça em uma superfície, segure o tecido pelo centro e torça até a peça ficar toda redonda, depois é só prender com elásticos em formato de X, dividindo a peça em quatro partes.

Tie dye listrado: para conseguir esse efeito faça dobras sanfonadas e amarre os elásticos com o espaçamento que deseja as listras. Use a criatividade, você pode fazer dobras na horizontal, vertical e até diagonal para uma estampa nada óbvia.

Tie dye bolinhas: que tal ousar numa estampa de poá nada convencional? Para esse efeito, pince pequenos pedaços de tecido com os dedos e passe o elástico em volta para formar "bolinhas".

Tie dye abstrato: para um feito surpresa e mais despojado, amasse a camiseta da forma que quiser e prenda com elásticos. 

4º - Molhe com a água sanitária diluída em água: Depois de escolhida a amarração, é hora de criar a estampa. Pegue a água sanitária diluída em água, borrife nas partes da camiseta que deseja ter as manchas e deixe agir até achar que atingiu a cor que você quer.

Vamos testar? Conta para gente como foi a experiência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para se tornar mais criativo

Fique Em Casa

Florença, a pequena capital italiana que é gigante na arte e na moda